Hello World!

Bom, você deve estar pensando "Ah, Hello World! porque este é o primeiro artigo do blog..." Se não pensou dessa forma, deixou de acertar. Este é o primeiro artigo do blog!

Mas esse Hello World! não é o primeiro do domínio, pois este blog já existia, com aparências diferentes, com performances abaixo do esperado e com grandes pausas entre as publicações.

Depois de um período um pouco atropelado em trabalho e problemas de saúde, eis que este blog ressurge, totalmente renovado, com um layout simples e limpo, com estratégias para oferecer um tempo de carregamento muito mais rápido e com suporte a mobile através do responsive Web design.

Ingredientes

Nada que está sendo usado no blog é novo, nem algo fora do comum. Mas são ferramentas, técnicas e conceitos interessantes e importantes.

Estou preparando um artigo para falar sobre essas ferramentas e conceitos, onde explicarei mais afundo tudo isso, mas por hora deixo os materiais necessários para fazer esse blog (em breve vou disponibilizar no GitHub o código fonte).

Back-end

O back-end foi construído sobre um microframework muito bacana, o Flask. Apesar de pequeno e relativamente simples, ele possui uma gama de ferramentas muito grande, além de contar com extensões criadas pela comunidade que podem ser muito úteis no desenvolvimento de uma aplicação Web.

Mas não pense que ele te entrega tudo prontinho, ele não é um CMS. Ele te da suporte para algumas tarefas que são comuns em sistemas para web, como route dispatching, sessions, template loader, gerenciador de cookies, suporte a WSGI, testes e muito mais. Bom, era de se esperar tanto potencial, já que ele é baseado no Werkzeug e Jinja2, além de boas intenções. Além do fato de ser escrito em Python, que foi um dos requisitos para a escolha dele por mim para montar o blog.

Além do microframework Flask, o blog conta com o Banco de Dados PostgreSQL trabalhando em conjunto com o Flask através do ORM SQLAlchemy.

Para disponibilizar a aplicação, está sendo utilizado o Gunicorn como interface WSGI de alto desempenho, servindo o conteúdo da aplicação para o Nginx poder entregar para o leitor o conteúdo do blog, de forma rápida e eficiente.

Tudo isso está em execução em um servidor CentOS.

Front-end

O conteúdo do blog é disponibilizado através da linguagem de marcação HTML5 e apresentado usando a linguagem de formatação CSS3.

Para tornar a experiência de leitura do blog agradável em vários dispositivos, foi utilizado o Pure CSS para que o conteúdo se ajuste da melhor forma possível, independente se o leitor esteja usando um Desktop, Smartphone ou até mesmo em um televisor =P

Futuro

Bom, agora o blog está muito mais estável, organizado e agradável (tanto para os leitores quando para o editorial). Sendo assim, a previsão é de permanecer assim por um bom tempo, mas claro, com conteúdo saindo do forno sempre que possível.

Alguns ajustes precisam ser feitos, além de ter algumas funcionalidades que pretendo ir adicionando com o tempo.

Bom, espero que gostem da experiencia de navegação do blog e de seu conteúdo. Inclusive, todo o conteúdo está sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, então esteja a vontade para aproveitar da forma que desejar, mas sempre referenciando o autor, no caso eu =)

Fábio Kiatkowski

Háááááááááá!!!! Muleke!!!
Ficou legal...

Me ensina a ter essa disciplina?!

Diego Fernando Ristau

Só não deixa a atualização do Chrome te fuder, hue.

Klaus

Parabéns, camarada!

O primeiro de muitos.

Daniel

Muito bacana. Espero que dê continuidade, pois estou curioso em como você faz para gerenciar o conteúdo. Pode servir de base para os meus próximos sites. Valeu brother e parabéns.

Ah, e estou acessando pelo smartphone. Navegação fluída e responsiva.

Cleiton Mittmann

Obrigado pessoal, fico feliz em saber que o blog está sendo bem recebido.

@Fábio
haha...Só empenho, nada mais =)

@Diego
Pra quem já teve que lidar com IE6 como nós, Chrome 37 é de boa =P

@Klaus / Daniel
Sempre que possível estarei escrevendo algo para o blog.
E Daniel, o conteúdo é escrito usando markdown em texto plano e é renderizado com um plugin para Python Markdown no Jinja2.

foeuyclnl

uqsG6M <a href="http://jsnyfptsetcn.com/">jsnyfptsetcn</a>, [url=http://ytfwpimfdkyz.com/]ytfwpimfdkyz[/url], [link=http://bvumhtnzxrgy.com/]bvumhtnzxrgy[/link], http://qjmqsqbqqlwr.com/

eijwjk

wsZclT <a href="http://ppztuxsmkoza.com/">ppztuxsmkoza</a>, [url=http://hsvbrasvikqd.com/]hsvbrasvikqd[/url], [link=http://saghhjzrmymu.com/]saghhjzrmymu[/link], http://vehkpobhkprf.com/

Envie seu comentário: